Notícia

24/05/2023
Luanda acolhe II Reunião Extraordinária de Ministros da Cultura Voltar atrás
Luanda acolhe II Reunião Extraordinária de Ministros da Cultura
Nota Informativa

A II Reunião Extraordinária de Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai decorrer no dia 26 de maio de 2023, em Luanda.

 

Organizado pelo Ministério da Cultura e Turismo de Angola, enquanto Presidência em exercício da CPLP, a sessão de abertura do encontro ministerial deverá contar as intervenções do Ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, do Ministro da Cultura e Turismo de Angola, Filipe Zau, e do Diretor de Ação Cultural e Língua Portuguesa do Secretariado Executivo da CPLP, João Ima-Panzo, em representação do Secretário Executivo da CPLP.

 

As delegações dos Estados-Membros da CPLP vão abordar o grau de implementação do Plano de Ação de Cooperação Cultural Multilateral da CPLP (2022-2024) e a operacionalização do Plano Estratégico (2022-2026). Entre outros assuntos, a agenda prevista contempla, também, os debates sobre a adoção de um Hino à CPLP, sobre orientações pedagógicas em matéria de programas das disciplinas de história e literatura nos currículos dos sistemas de ensino dos países da CPLP e, ainda, sobre a cooperação entre a língua portuguesa e outras línguas nacionais (de convívio) nos domínios da investigação e da sua valorização.

 

A anteceder a II Reunião Extraordinária de Ministros da Cultura da CPLP, decorre a Reunião de Pontos Focais da Cultura, a 25 de maio de 2023.

 

No contexto da participação dos Estados-Membros na II Reunião Extraordinária de Ministros da Cultura da CPLP, a Presidência Angolana em exercício da CPLP, através do Ministério da Cultura e Turismo, em estreita articulação com o Secretariado Executivo da CPLP, organiza ainda um “Encontro sobre os Direitos de Autor e Direitos Conexos”, a 25 de maio de 2023, em Luanda. O evento contará com a participação da Diretora Geral Adjunta da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), Sylvie Forbin, dos Pontos Focais da Cultura da CPLP e de outros convidados dos países membros e de países terceiros. Esta mesa-redonda tem como objetivo proporcionar um espaço de diálogo e de partilha de informações, legislação e de boas práticas, bem como a identificação de ações a implementar conjuntamente no futuro.

 

 

 

 

Publicado a 24/5/2023
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.