Notícia

16/03/2023
«Anima CPLP» na Monstra - Festival de Animação de Lisboa Voltar atrás
«Anima CPLP» na Monstra - Festival de Animação de Lisboa
Nota Informativa

As sessões especiais “Anima CPLP” oferecem ao público da Monstra - Festival de Animação de Lisboa uma oportunidade para conhecer a produção dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. As sessões acontecem nos dias 16, 17, 20 e 25 de março de 2023, no Cinema São Jorge e no UCI El Corte Inglés.  

 

Iniciativa da Missão do Brasil junto à CPLP, em parceria com a Monstra, “Anima CPLP” surge para “realçar a diversidade do espaço da lusofonia, valorizando as especificidades das culturas dos países da Comunidade. Ao atestar a pluralidade de expressões em língua portuguesa, pretende estimular realizadores e produtores de cinema de animação nesses países a contar suas próprias histórias, ampliando as oportunidades de visibilidade e interação”, refere a Monstra.  

 

 

De acordo com os organizadores, a “programação inclui uma sessão especial de curtas-metragens, cinco sessões de longas-metragens, conversas com realizadores e um encontro musical entre a rapper angolana Medusa e o rapper brasileiro GDM.

 

Entre os longas-metragens programados, “destaque para a estreia de “Bizarros Peixes das Fossas Abissais” (Brasil), do premiado animador brasileiro Marcelo Marão, que mistura ação e humor nonsense no seu novo filme voltado para o público adulto. Já “Perlimps” (Brasil), de Alê Abreu, é centrado em uma aventura mítica e mágica numa floresta densa, habitada por criaturas mágicas. Alê Abreu é o roteirista e diretor de “O Menino e o Mundo”, produção indicada ao Oscar de melhor filme de animação em 2016.  

 

Na competição de longas-metragens, destaca-se “Nayola” (Portugal), de José Miguel Ribeiro, premiado na  Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2022, que narra a história de três gerações de mulheres flageladas pela guerra civil em Angola. A exibição de “Nayola” será seguida de um encontro musical entre rappers de Brasil e Angola. Concerto com Meduza reúne a atriz e rapper angolana que dá voz à personagem principal do filme e o rapper brasileiro GDM MC, residente em Lisboa e conhecido por suas performances nos comboios da linha de Cascais. Ainda na competição de longas-metragens, serão exibidos “Os Demónios do Meu Avô” (Portugal), de Nuno Beato; e “Mundo Proibido” (Brasil), de Alê Camargo e Camila Carrossine.  

 

Na sexta-feira, 17/3, às 19h, no Cinema São Jorge, a sessão de curtas-metragens da “Anima CPLP” conta com produções provenientes de Angola, Brasil, Cabo-Verde, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.  Serão exibidos “A Independência é a Nossa Língua” (Portugal/Brasil), de Fernando Galrito, Francisco Lança, Maurício Squarizi e Wilson Lazaretti; O Divino De Repente (Brasil), de Fábio Yamaji; “Táxi Amarelo”, de  Eduardo Malé, Ana Borrego e Ana Nobre; “Um Presente Especial (Moçambique), de Nildo Essá; “Kambwá - A Nave Espacial” (Angola), de Gildo Pimentel e Mauricio Segunda; “A fita cor-de-rosa” (Cabo-Verde), de Mon de Anjio e Dai Varela; “A Língua Portuguesa na Canção Brasileira” (Brasil), de Isabella Bretz; “Os pestinhas e o ladrão de brinquedos” (Moçambique), de Nildo Éssa; e “Gala’messa” (Portugal), de Carlos Filipe.             

 

Na programação de curtas-metragens, a “Anima CPLP” homenageia o realizador Chico Liberato, um dos pioneiros da animação brasileira, falecido no início deste ano. O seu curta Amarilis (Brasil) aborda os encontros e desencontros de uma história de amor, no contexto urbano da sociedade de consumo”, anuncia a Monstra.  

 

Mais Informação

Programa

 

 

Publicado a 16/3/2023
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.