Notícia

15/02/2023
Rede de Administração Eleitoral da CPLP reúne em Lisboa Voltar atrás
Rede de Administração Eleitoral da CPLP reúne em Lisboa
Memorando

A Rede dos Órgãos Jurisdicionais de Administração Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (ROJAE-CPLP) vai realizar a sexta Assembleia Geral de 14 a 16 de fevereiro de 2023, em Lisboa.

 

O primeiro dia do encontro contemplou a realização de uma conferência, subordinada ao fenómeno das fake news e as vantagens e riscos da utilização de ferramentas de Inteligência Artificial nos processos eleitorais, promovida pela Comissão Nacional de Eleições de Portugal, na Sala do Senado da Assembleia da República Portuguesa.

 

Os dois painéis em debate desta sessão abordaram a “Comunicação social, notícias falsas e ferramentas de Inteligência Artificial nos processos eleitorais e a liberdade de ação e igualdade de oportunidades das candidaturas” e as “Vantagens e perigos da utilização de ferramentas de Inteligência Artificial pelos poderes públicos nos períodos eleitorais”. A sessão foi aberta pelo Presidente da Assembleia da República Portuguesa, por Augusto Santos Silva, seguindo-se a intervenção do Presidente da CNE de Portugal, e de Cármen Lúcia, Ministra do Tribunal Superior Eleitoral do Brasil. O encerramento estevea cargo do Presidente da ROJAE-CPLP, Manuel Pereira da Silva.

 

Durante os três dias, “os participantes, vão analisar igualmente a Liberdade de Ação e Igualdade de Oportunidades das Candidaturas, os Desertos Informativos e outros Perigos da Democracia, as Eleições em Contexto de Desinformação e de Algoritmos Criados por Máquinas. Os temas foram apresentados pelo Presidente da Comissão Nacional de Eleições de Moçambique, Carlos Simão Matsimbe, pelo Presidente do Sindicato dos Jornalistas de Portugal, Luís Felipe Simões, e pelo Professor do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Lisboa, Victor Tomé”, anunciou a ROJAE-CPLP.

 

Mais Informação

Fake News nas Eleições junta os Membros da ROJAE-CPLP em Portugal

Programa da Conferência

 

Publicado a 15/2/2023
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.