A Missão de Observação Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (MOE-CPLP) às V Eleições Gerais em Angola, chefiada por Jorge Carlos Fonseca, antigo Presidente da República de Cabo Verde, vai participar na sessão de apresentação pública da Missão de Observação Eleitoral da SADC - Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, às 11h00, no dia 22 de agosto de 2022.
Durante o dia de hoje, o Chefe da MOE-CPLP vai também encontrar-se com o Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, pelas 15h00, na Assembleia Nacional de Angola, e realizar um encontro com o candidato João Lourenço, às 17h00, na sede do MPLA. Os observadores da CPLP vão, ainda, estar presentes no comício da UNITA, entre as 14h00 e as 16h30, em Cazenza.
A MOE-CPLP está no país entre 19 e 27 de agosto para acompanhar a fase final da campanha eleitoral, o dia da votação, a contagem dos votos e o apuramento parcial dos resultados.
Para além do Chefe de Missão, Jorge Carlos Fonseca, a MOE-CPLP conta com 27 observadores, designados pelos Estados-Membros, pela Assembleia Parlamentar da CPLP e pelo Secretariado Executivo da Organização. No próximo dia 24 de agosto, as equipas vão observar mesas de voto nas províncias de Luanda, do Bengo, do Kwanza-Norte e do Kwanza-Sul.
Mais Informação
Fotografias MOE-ANG