O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), embaixador Francisco Ribeiro Telles, recebeu as cartas credenciais do Embaixador Pedro Fernando Brêtas Bastos, enquanto Representante Permanente do Brasil junto à CPLP, no dia 23 de agosto de 2019, no Palácio Conde de Penafiel, em Lisboa.
A República Federativa do Brasil foi o primeiro Estado-membro a abrir uma Missão Permanente junto à CPLP, em Julho de 2006. O primeiro Representante Permanente do Brasil junto à CPLP foi o embaixador Lauro Moreira (2006/2010), seguindo-se o embaixador Pedro Motta Pinto Coelho, que apresentou cartas credenciais a 18 de maio de 2010, o embaixador José Roberto de Almeida Pinto, a 29 de janeiro de 2014 e, o embaixador Gonçalo Mello Mourão, a 2 de junho de 2016.
Face aos Estatutos da CPLP, os Estados-membros podem, se assim o entenderem, estabelecer Missões Permanentes junto da Organização, em harmonia com a prática internacional seguida nesta matéria. Quando os Estados-membros não têm Missões Permanentes junto da Organização, a Representação junto à CPLP é desempenhada pelo Chefe de Missão em Lisboa.