O ministro de Estado das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil, Aloysio Nunes Ferreira, recebeu a Secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Maria do Carmo Silveira, no dia 21 de março de 2018, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.
A Secretária Executiva referiu ao ministro brasileiro a apresentação de uma Declaração da CPLP ao 8º Fórum Mundial da Água, no dia 19 de março de 2018, e que, nesse mesmo dia 21, estava a acontecer a VII Reunião de Ministros do Ambiente e um Encontro de Ministros e Autoridades Responsáveis por Recursos Hídricos.
A importância destes momentos foi observada face à contribuição para a concretização do lema de Desenvolvimento Sustentável emanado da XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo, decorrida em 2016, em Brasília. Recordemo-nos que, a Presidência pro tempore da CPLP, exercida pelo Brasil desde esta cimeira, escolheu para o mandato de dois anos o lema “A CPLP e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
O ministro Aloysio Nunes Ferreira reafirmou a intenção do Brasil em fortalecer e intensificar as relações e o debate entre os Estados-membros da CPLP durante a presidência em exercício, sendo consensual no encontro o muito concretizado ao nível de reuniões ministeriais setoriais e parlamentares.
Maria do Carmo Silveira enunciou também alguns aspetos importantes na concertação político-diplomática da CPLP e realçou, no âmbito ministerial, o impulso verificado na cooperação económica, designadamente, nas dimensões do Turismo, Energia e Comércio. Igualmente, a Secretária Executiva destacou ainda o avanço institucional verificado, com a realização de uma reflexão sobre a Cooperação na CPLP, com o estreitar de laços com outras organizações internacionais de base linguística – concretizou-se um Apelo Universal de defesa do multilateralismo em conjunto com a Commonwealth e a Organização Internacional da Francofonia – e com o demonstrado interesse de Estados na candidatura à categoria de Observador Associado.
Nesta senda, Maria do Carmo Silveira recordou ter estado no Japão a convite das autoridades deste Observador Associado e que vai proferir, brevemente, uma palestra na Turquia.
Fotografias