Comemoração do 75º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Secretário Executivo - Cooperação
Nota Informativa

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai organizar um evento para comemorar o 75º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, no próximo dia 5 de dezembro de 2023, a partir das 9h30, na sede da organização internacional, com transmissão em direto.

 

Esta conferência internacional evocativa da Declaração na perspetiva da sua atualidade e futuro, pretende promover a reflexão e o debate sobre a promoção dos Direitos Humanos ao nível da CPLP e, ainda, explorar as sinergias com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, focando a interdependência e o potencial da concretização mútua.

 

A CPLP organiza esta conferência no seguimento do “Evento Global para os Países de Língua Portuguesa: Relatório, implementação e acompanhamento de mecanismos de direitos humanos avançados – desafios e caminhos a seguir”, realizado conjuntamente pela CPLP, o ACNUDH e o Governo de Moçambique, em julho de 2023.

 

Naquela ocasião, recorde-se, foi recomendada a criação de uma Rede de Pontos Focais de Direitos Humanos da CPLP para consolidar o tratamento da temática ao nível da Comunidade, tendo a criação desta Rede merecido a aprovação em resolução pela XXVIII Reunião do Conselho de Ministros da CPLP, no passado mês de agosto, em São Tomé e Príncipe.

 

O Dia dos Direitos Humanos é celebrado, anualmente, no dia 10 de dezembro, em virtude da adoção pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), em 1948. 

Programa

Últimas Notícias

Ver todas