Notícia

18/05/2023
«Prémio José Aparecido de Oliveira» atribuído a João Lourenço Voltar atrás
«Prémio José Aparecido de Oliveira» atribuído a João Lourenço
Nota Informativa

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) atribui a 6.ª edição do “Prémio José Aparecido de Oliveira” ao cidadão angolano João Manuel Gonçalves Lourenço. Esta distinção foi decidida por aclamação pelo Júri, constituído pelos Representantes Permanentes dos Estados-Membros junto da CPLP, reunido a 15 de maio de 2023.

 

O Júri reconheceu o contributo ímpar para a projeção internacional da CPLP, especialmente para a implementação do Acordo sobre a Mobilidade entre os Estados-Membros da CPLP; a criação do novo objetivo geral da CPLP, de cooperação económica; e a integração dos princípios da representatividade e da igualdade de género nos Estatutos da Organização. Enalteceram, também, o percurso profissional na defesa das causas públicas e a liderança de processos regionais do continente africano.

 

O prémio será entregue a João Manuel Gonçalves Lourenço, atual Presidente da República de Angola, em cerimónia pública e solene, realizada à margem da XIV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, prevista para decorrer em 27 de agosto de 2023, em São Tomé e Príncipe.

 

Instituído em 2011 e de cariz bienal, o “Prémio José Aparecido de Oliveira” promove a atribuição de um diploma de mérito e de uma prestação pecuniária, pretendendo reconhecer e homenagear personalidades e instituições que se distingam na defesa, valorização e promoção dos princípios, valores e objetivos da CPLP, bem como na realização de estudos e trabalhos de investigação que se inscrevam neste âmbito.

 

Os candidatos ao “Prémio José Aparecido de Oliveira” são propostos pelos Estados-Membros, pelos Observadores Associados e Observadores Consultivos da CPLP.

 

Os agraciados com esta distinção nas edições anteriores foram:

2021 – Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa

2018 – António Guterres, Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU);

2016 – Jorge Sampaio, antigo Presidente da República Portuguesa; Carlos Lopes, antigo Secretário Executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África; e Lauro Moreira, diplomata de carreira do Brasil e primeiro Representante Permanente junto à CPLP (ex-aequo);

2014 – Kay Rala Xanana Gusmão, antigo Presidente de Timor-Leste, e à Igreja Católica Timorense - Centro Episcopal de Timor-Leste (ex-aequo);

2012 – Lula da Silva, antigo Presidente do Brasil.

 

Mais Informação

Regulamento

 

Vídeo - Reunião do Júri

Fotografias

23.05. Reunião do Júri do «Prémio José Aparecido de Oliveira»
Publicado a 18/5/2023
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.