Notícia

24/04/2023
«Paginário CPLP» inaugurado em Lisboa Voltar atrás
«Paginário CPLP» inaugurado em Lisboa
Nota Informativa

A Ministra da Cultura da República Federativa do Brasil, Margareth Menezes, acompanhada pelo Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, e pelo Ministro da Cultura de Portugal, Pedro Adão e Silva, procedeu à inauguração do “Paginário CPLP”, no dia 24 de abril de 2023, instalado em frente à sede da organização internacional, no Largo do Correio Mor, em Lisboa.

 

O “Paginário CPLP” tem o objetivo “homenagear as diversas expressões e manifestações da língua portuguesa por meio de um mural proposto pelo escritor, pesquisador e artista brasileiro Leonardo Villa-Forte.

 

O mural exibe mais de mil páginas de livros, selecionadas por 40 colaboradores de países de língua oficial portuguesa. A iniciativa de trazer o projeto para Lisboa é da Missão do Brasil junto à CPLP, em parceria com a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, como parte das celebrações do Dia da Língua Portuguesa, comemorado em 5 de maio”, anunciam os organizadores da iniciativa.

 

Numa “combinação de arte visual, literatura e intervenção urbana, o Paginário estimula a liberdade, permitindo que o visitante crie seu próprio trajeto entre as páginas selecionadas. A diversidade de colaboradores garante uma seleção variada de obras de autores dos países da CPLP. São fragmentos de romances, contos, textos em prosa e em poesia, que fazem do Paginário uma experiência única de leitura.

 

“Por vezes, estas partes dialogam entre si, mas ao navegar pela obra, haverá momentos em que os textos são díspares, criando uma ideia de contraste, sendo um convite à reflexão e à leitura das mais diferentes expressões da língua portuguesa”, comenta Leonardo Villa-Forte.

 

O Paginário estimula a leitura e proporciona descobertas de novos autores, além de criar um ponto de apreciação e reunião de pessoas. Ele é uma ilha de leitura coletiva, uma pequena exposição a céu aberto, que oferece uma experiência original, criativa, curiosa e livre.

 

Desde dezembro de 2013, Villa-Forte criou cerca de 70 murais como parte do projeto Paginário, iniciativa eleita em 2016 como uma das dez mais relevantes no concurso Design Politics_Respect. Os murais foram feitos em várias cidades brasileiras, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Fortaleza, além de Portugal e Espanha. Por aqui ele foi produzido no Parque dos Poetas, em Oeiras, na Universidade do Porto e durante a Bienal de Arte de Coimbra de 2022.

 

Alguns murais foram criados de forma independente, enquanto outros foram feitos em colaboração com festivais e instituições culturais. O projeto Paginário também realiza palestras e oficinas relacionadas à sua pesquisa sobre literatura e apropriação no século XXI”, referem os os organizadores da iniciativa.

 

Fotografias

24.04. «Paginário CPLP» inaugurado em Lisboa

 

Vídeo

Publicado a 24/4/2023
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.