Notícia

17/02/2023
CPLP consolida cooperação na Educação Voltar atrás
CPLP consolida cooperação na Educação
Nota Informativa

A XII Reunião dos Pontos Focais da Educação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) decorreu nos dias 16 e 17 de fevereiro de 2023, na sede da CPLP. A sessão de abertura dos trabalhos foi realizada pelo coordenador da reunião e Ponto Focal do Ministério da Educação de Angola, Aldo Sambo, enquanto Presidência em exercício da CPLP, e o Secretário Executivo da CPLP, Zacarias da Costa,proferiu a sessão de encerramento.

 

As delegações dos Estados-Membros da CPLP e o Diretor de Ação Cultural e Língua Portuguesa do Secretariado Executivo da CPLP, João Ima-Panzo, tiveram em agenda a monitorização geral do grau de implementação do Plano de Ação de Cooperação Multilateral no domínio da Educação da CPLP para 2022-2024. Nesta matéria, as delegações abordaram as atividades inscritas nos eixos estratégicos da CPLP, designadamente, na Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, na Alimentação, Nutrição e Saúde Escolar, na Avaliação das Aprendizagens e dos Sistemas Educativos, na Educação Inclusiva, no Ensino Técnico Profissionalizante, na Produção de Estatísticas da Educação e na Promoção da Língua Portuguesa nos Sistemas Educativos.

 

Nesta reunião, foi também analisado o projeto de regulamento da Rede de Escolas Amigas da CPLP, bem como debatido o projeto de Educação em Situações de Emergência na CPLP em estreita articulação com o BIE-UNESCO.

 

Em debate, esteve ainda a mobilização de parcerias institucionais no quadro da implementação do Plano de Ação de Cooperação Multilateral no domínio da Educação da CPLP para 2022-2024, tendo sido definida a realização de um seminário internacional à margem da próxima reunião ministerial da Educação. Nesta senda, a XII Reunião de Ministros da Educação da CPLP ficou marcada para o dia 31 de maio de 2023, em Luanda.

 

Vídeo - Declarações

 

Vídeo – Sessão de Encerramento

 

Vídeo

Áudio – Sessão de Encerramento

 

Áudio – Declarações

 

Fotografias

23.02. XII Reunião dos Pontos Focais da Educação

 

 

Publicado a 17/2/2023
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.