Os «16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Raparigas» é uma Campanha Internacional da Organização das Nações Unidas que decorre anualmente entre 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Uma das prioridades no contexto da CPLP, fixada no Plano de Ação para a Igualdade de Género e o Empoderamento das Mulheres da CPLP para o período 2022-2024, aprovado na última Reunião Ministerial da Igualdade de Género nos Estados-Membros da CPLP, que teve lugar no dia 29 de abril de 2022, consiste em «1. Aperfeiçoar os quadros legais nacionais sobre violência contra a mulher, incluindo a violência doméstica, em conformidade com a CEDAW», a ser implementado através da realização de campanhas contra a violência doméstica e violência contra mulheres e raparigas, com o engajamento de homens e ainda com a adoção de estratégias conjuntas para a realização da campanha das Nações Unidas sobre os 16 Dias de Ativismo contra a violência contra a Mulher.
Este Plano de Ação 2022-2024 fixa, desta forma, a referência à “Campanha das Nações Unidas sobre os 16 Dias de Ativismo contra a violência contra a Mulher”, no n.º 2 do ponto 1 do «Eixo 13: Violência contra a Mulher e Raparigas”, que tem como “Objetivos Específicos:
- Prevenir e combater todas as formas de violência contra as mulheres;
- Promover a proteção das vítimas de violência de género”.
Nesta reunião, recorde-se, os ministros e ministras reiteraram assim o compromisso que vem sendo assumido na CPLP, destacando nas suas deliberações:
Mais Informação