O Itamaraty vai realizar nos dias 22 e 23 de novembro de 2022 um colóquio académico sobre “As literaturas de língua portuguesa e as independências: Brasil no século XIX, África e Timor no século XX”, com o apoio da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) e a Universidade de Brasília.
O evento pretende reunir especialistas de Estados-Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o objetivo de debaterem a influência da língua portuguesa e das literaturas, nos processos de independência, iniciados pelo Brasil em 1882 e concluídos pelas antigas colónias na África e em Timor-Leste, nos séculos XX e XXI e a importância para a construção do sentimento de comunidade.
O colóquio está previsto concretizar-se em formato virtual, sendo transmitido em direto no canal de Youtube da FUNAG, com tradução simultânea para língua inglesa.
A categoria de Observador Consultivo foi atribuída à FUNAG na XXIII Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, que decorreu no dia 16 de julho de 2018, na Ilha do Sal, em Cabo Verde, no âmbito da XII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada nos dias 17 e 18 de julho de 2018.