Notícia

10/10/2022
Videoconferência «ESAN +11» assinala uma década na promoção da Segurança Alimentar e Nutricional na CPLP Voltar atrás
Videoconferência «ESAN +11» assinala uma década na promoção da Segurança Alimentar e Nutricional na CPLP
Nota Informativa

A videoconferência “ESAN + 11: uma década na promoção da Segurança Alimentar e Nutricional na CPLP” vai decorrer nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2022.

 

Este ano, evocam-se os 11 anos da aprovação da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (ESAN-CPLP) e os 10 anos da criação do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (CONSAN-CPLP).

 

Nesse contexto, considera-se oportuno refletir sobre os ganhos e sucessos da CPLP e dos Estados-Membros ao longo de mais de uma década na promoção da Segurança Alimentar e Nutricional.

 

A iniciativa pretende, ainda, contribuir para o debate realizado durante a 50.ª Reunião do Comité Mundial de Segurança Alimentar, que irá decorrer em Roma, entre 10 e 13 de outubro de 2022, e assinalar o do Dia Mundial da Alimentação, comemorado a 16 de outubro.

 

Recordemo-nos que, depois de “um declínio constante durante uma década, a fome está a crescer, afetando quase 10 por cento das pessoas em todo o mundo. Entre 2019 e 2022, o número de pessoas subnutridas cresceu para os 150 milhões, uma situação impulsionada em grande parte por conflitos, alterações climáticas e pela pandemia da COVID-19”, realça o Diretor de Cooperação do Secretariado Executivo da CPLP, Manuel Clarote Lapão.

 

Não obstante, a CPLP já alcançou importantes conquistas, sublinhando-se, entre outras, a criação do CONSAN-CPLP; a criação dos “Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional Nacionais”; a aprovação das “Diretrizes para a promoção da Agricultura Familiar na CPLP”; e a criação de um “Centro de Competências para a Agricultura Familiar Sustentável da CPLP”, acolhido pelo governo de São Tomé e Príncipe.

 

Nesta senda, a videoconferência “ESAN + 11: uma década na promoção da Segurança Alimentar e Nutricional na CPLP” ambiciona também refletir sobre as causas da Fome e da desnutrição enquanto um dos principais problemas globais para a concretização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, bem como sobre os sucessos e afirmação política da ESAN-CPLP.

 

Mais Informação

Programa

 

Registo Plataforma Zoom

 

Transmissão em direto

 

Publicado a 10/10/2022
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.