O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, recebeu o Secretário-Geral do g7+, Hélder da Costa, a 3 de setembro de 2021, na sede da CPLP.
Durante o encontro, o Secretário Executivo da CPLP e o Secretário-geral do g7+ abordaram o estreitamento das relações institucionais entre as duas organizações internacionais.
O g7+ obteve a categoria de Observador Associado da CPLP na XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada no dia 17 de julho de 2021, em Luanda, Angola. Recordemo-nos, esta cimeira de Luanda atribuiu a categoria de Observador Associado da CPLP ao Canadá, ao Estado do Qatar, aos Estados Unidos da América, à Irlanda, ao Reino de Espanha, à República da Índia, à República da Costa do Marfim, à República do Peru, à República Helénica, à Roménia, à Conferência Ibero-Americana, ao g7+ e à Organização Europeia de Direito Público (OEDP/EPLO).
“Estas adesões conferem à CPLP maior projeção política internacional e potenciam o desenvolvimento de relações de cooperação em diversas áreas, bem como a ampliação da difusão internacional da Língua Portuguesa”, referem os Chefes de Estado e de Governo na Declaração de Luanda, de 17 de julho de 2021.
Os Estados Observadores Associados assumiram um compromisso com os objetivos da Comunidade e os seus princípios orientadores, reforçando a possibilidade de aprofundar laços ao nível político, económico e cultural, podendo contribuir para prosseguir a promoção e difusão, ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa.
Ate à XIII CCEG, a CPLP já tinha atribuído a categoria de Observador Associado à Geórgia, ao Grão-Ducado de Luxemburgo, à Hungria, ao Japão, ao Principado de Andorra, ao Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte, à República da Argentina, à República Checa, à República do Chile, à República Eslovaca, à República Francesa, à República da Ilha Maurícia, à República Italiana, à República da Namíbia, à República Oriental do Uruguai, à República do Senegal, à República da Sérvia, à República da Turquia e à OEI.
Mais Informação
Fotografias