Celebramos este ano, pela primeira vez, a 5 de maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa e o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP.
A história da língua portuguesa, com 250 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, é essencialmente a história de uma grande aventura de navegação e desbravamento.
Em meio a todas as contradições e frustrações, o português se desdobrou no mundo como uma língua de coragem na busca de novos horizontes. Língua de humildade e ao mesmo tempo de majestade recôndita, oculta no coração dos homens e mulheres que nela vivem, pensam, sofrem e esperam.
Língua de alegria e de apego à paz, mas cujo grito, quando é hora, ressoa longe e fundo no campo de batalha.
A experiência humana não se narra num idioma global asséptico, invertebrado. Narra-se nas línguas específicas. Em cada qual a humanidade se articula em formas diferentes. Em cada língua há coisas que somente nela se podem dizer. Cada uma ilumina certas salas e caminhos do espírito.
A língua portuguesa é o nosso barco na epopeia humana. Não deixemos que se perca esse espírito de aventura, esse sal marítimo em cada palavra que pronunciamos.
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) deverá, portanto, continuar a promover e difundir a língua portuguesa, pilar essencial inserido na própria gênese da Comunidade.
Ernesto Araújo
Ministro das Relações Exteriores do Brasil