A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) saúda e celebra a decisão do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) de inscrever a Morna na Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade, por ocasião de sua 14ª Sessão, atualmente em curso em Bogotá, na Colômbia.
A decisão reveste-se de especial relevância, por tratar-se da primeira inscrição de Cabo Verde na Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade. A candidatura cabo-verdiana recebeu o endosso da CPLP e o firme apoio de todos os seus Estados-Membros, que felicitam e agradecem a todos quantos tornaram possível esta merecida distinção.
A inscrição da Morna da Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade vem somar-se a outras manifestações culturais imateriais de Estados-Membros da CPLP já reconhecidas e contribuirá para ampliar a valorização, a preservação e a difusão da extraordinária diversidade cultural que caracteriza nossa Comunidade.
Lisboa, 11 de dezembro de 2019