A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) atribuiu apoio institucional ao “V Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países da CPLP”, a ter lugar nos dias 14 a 18 de abril de 2019, no arquipélago dos Bijagós, na Guiné-Bissau.
Na programação do evento, estão previstas a realização de minicursos, mesas redondas, visitas a iniciativas e projetos locais, apresentação de livros e revistas, proporcionando a oportunidade de troca de ideias e cruzamento de trabalhos. A agenda do evento revela, igualmente, um debate no fórum promovido pela Rede Lusófona sobre a “Crise Ecológica e Migrações: Leituras e Respostas da Educação Ambiental”, contribuindo para o fortalecimento da REDELUSO e da própria Educação Ambiental.
A Comissão Organizadora do congresso tomou posse numa cerimónia de apresentação às autoridades nacionais guineenses, no dia 10 de janeiro de 2018, presidida pelo Inspetor-geral do Ministério do Ambiente e Desenvolvimento Durável da Guiné-Bissau, Guilherme da Costa, em representação do ministro, António Serifo Embaló, e é composta por representantes de diferentes instituições públicas indicadas pela delegação guineense da REDELUSO, Organizações Não Governamentais (ONG’s) cuja área de atuação é a defesa e proteção do meio ambiente neste Estado-membro da CPLP.
A Nova Visão Estratégica da CPLP (2016-2026) enuncia a conveniência de reforço da atuação em vários setores, inclusive, na área do ambiente.
A CPLP reforçou o compromisso com a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) na XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo, decorrida a 31 de outubro e 1 de novembro de 2016.
V Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países da CPLP