Notícia

05/03/2018
CPLP reúne com Estados Observadores Associados Voltar atrás
CPLP reúne com Estados Observadores Associados
Nota Informativa

A 109ª Reunião Extraordinária do Comité de Concertação Permanente da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai decorrer no dia 7 de março de 2018, às 09h30, na Sede da Organização, tendo como ponto único em agenda o reforço da cooperação com os Observadores Associados.

 

No encontro, estima-se a presença dos representantes permanentes dos Estados-Membros e de representantes dos Estados com a categoria de Observador Associado da CPLP

 

Recordemo-nos que, a XXII Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, reunido a 20 de julho de 2017, em Brasília, decidiu em resolução reforçar a cooperação com os Estados que detêm a categoria de Observador Associado, reconhecendo o valor do contributo potencial destes países para a prossecução dos objetivos estatutários da Comunidade.

 

Atualmente, a CPLP atribuiu a categoria de Observador Associado à Geórgia, à Hungria, ao Japão, à República Checa, à República Eslovaca, à República da Ilha Maurícia, à República da Namíbia, à República Oriental do Uruguai, à República do Senegal e à República da Turquia. Estes Estados, assumem um compromisso com os objetivos da CPLP e os seus princípios orientadores, reforçando a possibilidade de aprofundar laços ao nível político, económico e cultural, podendo contribuir para prosseguir a promoção e difusão, ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa.

 

O Comité de Concertação Permanente (CCP) é constituído por um representante de cada um dos Estados-Membros da CPLP. O CCP reúne-se ordinariamente uma vez por mês e, extraordinariamente, sempre que seja necessário. O CCP é coordenado pelo representante do País que detém a Presidência do Conselho de Ministros, atualmente, o Brasil.

 

Mais Informação

 

CCP  

 

Observador Associado

 

Fotografias

18.03. Reunião Extraordinária do CCP com os Observadores Associados da CPLP

Publicado a 5/3/2018
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.