Foi com enorme consternação que tomei conhecimento da infausta notícia do falecimento do embaixador António Russo Dias, na manhã de 18 de janeiro de 2018.
Diplomata português de reconhecido mérito, o embaixador António Russo Dias marcou o mundo da Língua Portuguesa pelo papel desempenhado em inúmeras ocasiões, merecendo especial relevo ter assumido o cargo de primeiro Representante Permanente da República Portuguesa junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no período de 2009 a 2012.
Recordando o seu empenho na consolidação da CPLP e das relações institucionais mantidas entre este Secretariado Executivo e Portugal, o embaixador António Russo Dias destacou-se ainda como notável diplomata nas missões que liderou em Estados-Membros da Comunidade, designadamente estando presente na Guiné-Bissau no conflito de 1998/1999 e enquanto vice-presidente do Instituto da Cooperação Portuguesa.
O embaixador António Russo Dias deixa, assim, uma marca significativa na prossecução da missão e objetivos da CPLP, nomeadamente na defesa da Democracia, do Estado de Direito e do Desenvolvimento. Manifesto assim, nesta ocasião, os meus sentimentos de pesar e de solidariedade para com a família, os amigos e as Autoridades Portuguesas por tão inestimável perda.
Maria do Carmo Silveira
Secretária Executiva da CPLP