Notícia

25/08/2017
Brasil organiza reunião técnica sobre Ensino Profissional Voltar atrás
Brasil organiza reunião técnica sobre Ensino Profissional
Nota informativa

A Presidência Brasileira pro tempore da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no âmbito das atividades previstas a implementar durante o mandato, realiza a “Reunião Técnica CPLP: Desafios no Ensino Profissional e Agenda de Cooperação Técnica”, a decorrer nos dias 30 de agosto de 1 de setembro de 2017, em Brasília. O Secretariado Executivo da CPLP vai estar representado pela responsável pela Educação, Ciência e Cultura, Arlinda Cabral.

Trata-se de um evento preparatório da X Reunião de Ministros da Educação da CPLP, prevista a ter lugar no Brasil, em 2018, e coloca em operacionalização o eixo II do Plano de Ação de Cooperação Multilateral no Domínio da Educação da CPLP (2016-2020), objetivo estratégico «7. Promover o ensino técnico profissionalizante e a aprendizagem ao longo da vida».

A reunião tem como objetivo a promoção da discussão técnica sobre educação profissional, científica e tecnológica. A agenda contempla os seguintes temas para debate: i. “Ferramentas de Gestão”; ii. “Empreendedorismo”; iii. Tecnologias Assistivas e a Promoção da Inclusão Social na Educação Profissional e Tecnológica”; e “Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a Relação de Género”. Durante o encontro estima-se que os participantes elaborem o desenho de agenda de cooperação técnica no âmbito da CPLP, a partir dos temas abordados e de pontos de interesse, a "Carta de Intenções (Recomendações)" a propor à X reunião ministerial da Educação da CPLP, e ainda comemorar a inauguração de "Brasília, Capital da Educação e Formação da CPLP".


Este evento conta com a participação de representantes dos Estados membros, Pontos Focais da Educação e especialistas em Ensino Técnico Profissionalizante dos países da Comunidade, e é organizado pela Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (SETEC) e a Assessoria Internacional do Ministério da Educação do Brasil, em parceria com o Conselho acional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF).

A realização da Reunião Técnica, a decorrer no Brasil, prossegue o trabalho iniciado com o “I Colóquio sobre o Ensino Técnico Profissionalizante na CPLP” realizado à margem da I Reunião Extraordinária de Ministros da Educação da CPLP, em Díli, Timor-Leste, no dia 15 de abril de 2015.

 

Mais informação

Agenda

Publicado a 25/8/2017
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.