O Ministério do Turismo da República Federativa do Brasil é anfitrião da IX Reunião de Ministros de Turismo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), sob o tema “Os desafios da implementação da agenda 2030 nos países da CPLP“, no dia 29 de junho de 2017, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.
Após a passagem da coordenação desta reunião ministerial, pela República Democrática de Timor-Leste para o Brasil, a agenda contempla a adoção do Plano de Ação para o período 2017-2019, baseado nas linhas orientadoras do Plano Estratégico de Cooperação em Turismo da CPLP. A IX Reunião de Ministros de Turismo vai, ainda, proceder à adoção da Declaração de Foz do Iguaçu.
Na V Reunião dos Pontos Focais de Turismo da CPLP, a 28 de junho, antecedendo o encontro ministerial, os delegados dos Estados membros da CPLP vão debater os trabalhos do dia seguinte.
Recordemo-nos que, a XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP saudou a adoção histórica pelas Nações Unidas, a 25 de setembro de 2015, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Na cimeira de Brasília, decorrida nos dias 31 de outubro e 1 de novembro de 2016, os Chefes de Estado e de Governo da Comunidade declararam constituir a Agenda 2030 um “plano de ação global e visão comum para alcançar o desenvolvimento sustentável até 2030 em suas três dimensões: social, econômica e ambiental”.