O Ministério da Cultura do Brasil e a Empresa Brasileira de Comunicação vão proceder ao lançamento das obras brasileiras resultantes do Programa CPLP Audiovisual - Programa de Fomento à Produção e Difusão de Conteúdos Audiovisuais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
A cerimónia decorre no dia 3 de maio, no Cine Cultura, em Brasília, e contempla a exibição do documentário "Por parte do Pai", de Guiomar Ramos, produzido por Giovanni Franchischelli, e do telefilme "A Felicidade de Margô", de Maurício D'almeida Eça, com roteiro e codireção de Paulo Garfunkel e produção de Sérgio Lopes e Silvia Prado.
As obras resultantes dos concursos lançados em 2015 vão agora ser exibidas por todas as televisões nacionais dos países integrantes do Programa CPLP Audiovisual: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
O Programa CPLP Audiovisual baseou-se em três linhas de ação:
- II Programa de Fomento à Produção e à Teledifusão do Documentário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (DOCTV CPLP II) – Priorizou sistemas de ações de capacitação, co-produção e teledifusão de documentários a partir de um modelo de operação em rede. Cada país participante co-produziu um documentário nacional e as respectivas emissoras públicas de televisão promovem a teledifusão da série de documentários nacionais. Foram selecionados nove projetos inéditos de documentários de 52 minutos;
- I Programa de Fomento ao Desenvolvimento, Produção e Teledifusão de Obras de Ficção da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (FICTV CPLP) – Esta primeira edição teve duas linhas de acção: Foram produzidos telefilmes de ficção de 52 minutos, baseados em projetos inéditos de adaptação de obra literária nacional, em Angola, Brasil, Moçambique e Portugal. Foram, ainda, selecionados projetos nacionais para o Desenvolvimento de telefilmes de ficção, de 52 minutos, em Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, baseados em projetos inéditos de adaptação de obra literária nacional;
- I Programa de Intercâmbio de Teledifusão de Documentários (NOSSA LÍNGUA) - Englobando a partilha não comercial de conteúdos, foi um sucesso e a rede de televisões públicas transmitiu documentários não inéditos de cada um dos países integrantes da Rede CPLP Audiovisual.
Os Polos Nacionais da Rede do Programa CPLP Audiovisual são:
Angola: IACAM, Ministério da Cultura, Ministério da Comunicação Social e Televisão Pública de Angola;
Brasil: Secretaria do Audiovisual e EBC;
Cabo Verde: Ministério da Cultura, Rádio Televisão de Cabo Verde;
Guiné-Bissau: Instituto Nacional de Cinema e Audiovisual e Televisão Guiné-Bissau;
Guiné Equatorial: Ministério da Cultura e Turismo e RTVGE;
Moçambique: INAC e Televisão de Moçambique;
Portugal: ICA e Rádio e Televisão de Portugal;
São Tomé e Príncipe: Direção Geral de Cultura e Televisão São-tomense;
Timor-Leste: Secretaria de Estado do Turismo, Arte e Cultura e Radio Televisão de Timor-Leste.
O Programa CPLP Audiovisual contou com um orçamento de cerca de três milhões de euros e contribui para o intercâmbio cultural, para o aumento do conhecimento mútuo e para a implementação de políticas públicas integradas de fomento à produção e à teledifusão de conteúdos audiovisuais nos Estados membros da CPLP.
O Programa CPLP Audiovisual espelha os seus objetivos no Plano Estratégico e Plano de Ação para Cooperação Multilateral na Cultura, aprovado pela Reunião dos Ministros da Cultura da CPLP, realizada em 2014, em Maputo, Moçambique. Nomeadamente, nos eixos estratégicos: Industrias Culturais e Economias Criativas na CPLP; Diversidade de Expressões Culturais na CPLP e; Internacionalização da CPLP no Domínio da Cultura.
Obra FICTV e DOCTV 2 |
País de origem |
TELEFILME O Dia em que Explodiu Mabata Bata, de João Luis Sol Carvalho, adaptado da obra de Mia Couto, produzido por Marieta Manjate, Promarte |
Moçambique |
TELEFILME A Felicidade de Margô, de Mauricio Acharto D’Almeida Eça, adaptado da obra de Drauzio Varella, produzido por Silvia Prado, Conteúdos Diversos Produções Ltda. |
Brasil |
TELEFILME O Calvário de Joceline, de Ngouabi Silva, adaptado da obra de Lito Silva, produzido por MIguel Óscar da Silva, Imagem Vip Comunicação |
Angola |
TELEFILME O Dia em que as Cartas Pararam, de Cláudia Clemente, produzido por Rodrigo Areias, Bando à Parte |
Portugal |
DOCUMENTÁRIO Do Outro Lado do Mundo, de Rui Sérgio Afonso, produzido por Tchiloia Lara, Geração 80 Produções Lda. |
Angola |
DOCUMENTÁRIO Por Parte de Pai, de Guiomar Ramos, produzido por Giovanni Francischelli, da Doctela |
Brasil |
DOCUMENTÁRIO Canhão de Boca, de Ângelo Danilo Ferreira Monteiro Lopes, produzido por Samira Nobre de Oliveira Pereira Silva, O2 |
Cabo Verde |
DOCUMENTÁRIO Paraíso Ameaçado, de Domingos Sanca, produzido por Victor Cassama, Guiné-Artes Produções, SARL |
Guiné-Bissau |
DOCUMENTÁRIO Orígenes, de Pedro Mba Ndong Nseng, produzido por Asociación Cinematográfica de Guinea Ecuatorial - ACIGE |
Guiné Equatorial |
DOCUMENTÁRIO Djambo, de Chico Carneiro, produzido por Francisco Queiroz Carneiro, Argus |
Moçambique |
DOCUMENTÁRIO A Casa, de Rui Simões, produzido por Rui Simões e Jacinta Barros, Real Ficção |
Portugal |
DOCUMENTÁRIO Motxi de Obô, a Morte da Floresta, de Ramusel Alves de Carvalho da Graça, produzido por Gerson Pedro de Freitas Soares |
São Tomé e Príncipe |
DOCUMENTÁRIO A Criança Roubada, de Lurdes Pires, produzido por Nívea Elisabeth C. do Reis, Díli Film Works |
Timor-Leste |
Obra FICTV - Apoio ao desenvolvimento de projetos (Telefilmes)
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País de origem |
Xandinha, de Jean de Dieu Gomes, adaptado da obra de Antonio Aurélio Gonçalves |
Cabo Verde |
Coração Guiné, a Última Tragédia, de Mussá Baldé, adaptado da obra de Abdulai Silá |
Guiné-Bissau |
Rosa do Riboque, de Afonso Januário, adaptado da obra de Albertino Homem Bragança |
São Tomé e Príncipe |
Esmeralda (Pérola) de Ilha Verde, de Olderico Antonio Viegas Barreto, adaptado da obra de Irta Sequeira Baris de Araújo e Vicente Paulino |
Timor-Leste |