A 19ª Reunião dos Chefes de Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) decorreu entre 19 e 20 de abril, em Lisboa.
Com a participação da totalidade dos CEMGFA da CPLP, o evento teve início na Praça do Império com uma Guarda-de-Honra conjunta (representativa dos três Ramos das Forças Armadas Portuguesas), a que se seguiu a deposição de uma coroa de flores junto ao túmulo de Camões, no Mosteiro dos Jerónimos.
Nesta reunião, os CEMGFA da CPLP debateram, entre outros, os seguintes assuntos:
- A análise da situação político-militar e das questões internacionais de defesa e segurança com eventuais implicações para os países membros da CPLP;
- Na sequência dos exercícios (conjuntos e combinados) da série "Felino", foi avaliado o exercício realizado em 2016 em Cabo Verde e apresentado o exercício que se irá realizar, no Brasil, ainda neste ano de 2017;
- A importância do contributo do Centro de Análise Estratégica da CPLP (CAE-CPLP), sedeado em Moçambique, no acompanhamento da situação político-militar e das questões internacionais de defesa e segurança com eventuais implicações para os países membros;
- Destacam-se, ainda, a aprovação do projecto de criação de um colégio de defesa da CPLP e o projecto de criação do mecanismo de resposta da CPLP a situações de catástrofe.
Os objectivos delineados para a reunião foram "amplamente atingidos, sublinhando-se a profundidade da reflexão e o amplo consenso em todos os assuntos debatidos, em particular no âmbito da avaliação da situação político-militar e das questões de defesa", referiu o porta-voz das Forças Armadas portuguesas, Helder Perdigão.
A Reunião dos Chefes de Estado-Maior-General das Forças Armadas da CPLP tem uma periodicidade anual, é rotativa entre os diversos países membros e dispõe de um secretariado permanente para os assuntos de defesa. A próxima reunião, em 2018, foi agendada para o Brasil.
Fotos: EMGFA PT
Mais informação