Convencidos de que o respeito e a promoção da diversidade cultural e linguística representam uma das principais condições para um diálogo próspero, quer a nível europeu, quer a nível global, e para o desenvolvimento sustentável e partilhado, congratulamo-nos pela 15ª edição do Dia Europeu das Línguas, estabelecido pelo Conselho da Europa, que ao celebrar a riqueza linguística da Europa, recorda que o plurilinguismo é fundamental para a compreensão intercultural.
Diante das ameaças que estão a mudar a face do mundo, abalando as nossas certezas, ensombrando o presente e ameaçando o nosso futuro, a tentação do isolacionismo é forte. Contudo, é neste cenário que mais se evidencia a interdependência das nossas sociedades. É neste cenário que a Europa, comunidade humana forjada de múltiplas identidades, plurilingues e pluriculturais, pode mostrar uma visão do mundo que faça da diversidade uma mais-valia, capaz de estabelecer relações humanas harmoniosas, fontes de enriquecimento mútuo e garantia de um mundo pacífico, rico em diversidade.
As nossas organizações, empenhadas no reconhecimento da diversidade dos povos e das culturas, incorporam o requisito do pluralismo, por oposição ao pensamento único.
A promoção da educação plurilingue contribui para o entendimento mútuo entre os povos e para o respeito do “outro” na sua diversidade. Nesse sentido, incentivamos os Estados europeus a garantirem a aprendizagem de pelo menos duas línguas estrangeiras desde a mais tenra idade, de acordo com a decisão adoptada pelo Conselho Europeu de Barcelona (2002). De igual forma, encorajamos os Estados europeus a prosseguirem os seus esforços na implementação de políticas educacionais adaptadas às novas realidades, respeitosas da pluralidade de línguas e de culturas do continente. As instituições europeias podem e devem desempenhar um papel decisivo no reforço do diálogo intercultural, através da promoção do multilinguismo enquanto um importante desafio político, dedicando uma maior atenção às competências linguísticas e à formação dos seus gestores, e incentivando a tradução e a interpretação, bem como a intercompreensão entre línguas aparentadas.
Que o Dia Europeu das Línguas celebre a riqueza das nossas diferenças!
Murade Murargy, Secretário Executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)
Michaëlle Jean, Secretária Geral da Francofonia (OIF)
Rebeca Grynspan, Secretária Geral Ibero-Americana (SEGIB)