Os dois primeiros dias de trabalhos precedentes da I Reunião Extraordinária do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CONSAN-CPLP) terminaram em Dili, Timor-Leste.
O Fórum de Soberania Alimentar das Organizações da Sociedade Civil decorreu a 22 de novembro de 2015. Nesta ocasião, decorreram painéis dedicados: ao intercâmbio de experiências entre as organizações da sociedade civil nas questões de participação social e de governança da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN); ao CONSEA (Brasil) e os principais resultados da V Conferência de SAN; ao papel da sociedade civil na reformulação da Estratégia cabo-verdiana de SAN; aos primeiros passos do Conselho são-tomense de SAN; à articulação em rede da sociedade civil em Timor-Leste (apresentação do diagnóstico organizacional e plano estratégico). Decorreu, ainda, o lançamento da publicação do Observatório de Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas 2015.
Em plenário, este fórum da sociedade civil debateu modelos de articulação e reforço de capacidades. Foi, também, discutida a estratégia conjunta da sociedade civil da CPLP. No final do encontro o Mecanismo de Facilitação da Participação da Sociedade Civil no CONSAN-CPLP emitiu um Comunicado (ler).
Neste mesmo dia 22 de novembro, decorreu a Reunião do Sector Privado Agroalimentar da CPLP. A sessão de abertura contou com intervenções do Secretário Executivo da CPLP, embaixador Murade Murargy, do ministro timorense de Estado e Coordenador dos Assuntos Económicos e ministro da Agricultura e Pescas, Estanislau da Silva, do representante da FAO junto da CPLP, Hélder Muteia, e dos presidente de honra e presidente da Confederação Empresarial da CPLP, Jorge Serrano e Salimo Abdula, respetivamente.
Após uma apresentação da Estratégia Regional de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (ESAN-CPLP) e do CONSAN-CPLP em matéria de princípios para o Sector Privado, os participantes no encontro discuriram o panorama da dimensão agroalimentar na CPLP, decidindo-se por articular o Mecanismo de Representação do Setor Privado, para o qual foi decidida a constituição do comité de coordenação e eleitos representantes para o CONSAN-CPLP.
Ainda a 22 de novembro, houve espaço para a realização de uma Feira, Noite Cultural e promoção da Campanha Juntos Contra a Fome. Num evento de cariz cultural, subiram ao palco bandas musicais, decorreu uma passagem de modelos de vestuário tradicional e esteve patente uma mostra de produtos nacionais de Timor-Leste. Foi, também, lugar para uma representação teatral sobre Segurança Alimentar e Fome Zero, para além de uma apresentação dos Padrinhos da Campanha Juntos Contra a Fome pelo Presidente CONSAN-CPLP/KONSSANTIL.
A Reunião do Grupo de Trabalho de Agricultura Familiar aconteceu a 23 de novembro, tendo os participantes analisado os resultados da consulta pública - Diretrizes para Apoio à Agricultura Familiar e os seus encaminhamentos e elaborado propostas para o CONSAN-CPLP.
No dia 23 de novembro, decorreu ainda a reunião do Secretariado Técnico Permanente do CONSAN-CPLP para ultimar os preparativos da reunião extraordinária agendada para dia 25 de novembro.
No dia 24 de novembro realiza-se um seminário internacional subordinado ao tema “Desafios Globais, Respostas Regionais e Nacionais à Insegurança Alimentar e Nutricional”.