Notícia

26/03/2015
CPLP participou na Conferência Internacional de Doadores para a Guiné-Bissau Voltar atrás
CPLP participou na Conferência Internacional de Doadores para a Guiné-Bissau
Nota Informativa

O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), embaixador Murade Murargy, participou na Conferência Internacional de Doadores para a Guiné-Bissau, no dia 25 de março, em Bruxelas, Bélgica. Para além do Secretário Executivo, os nove Estados-membros da CPLP participaram nesta mesa-redonda de doadores.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, Hernâni Coelho, presidente do Conselho de Ministros da CPLP, anunciou a criação de uma rubrica no Fundo Especial da organização destinada à cooperação com a Guiné-Bissau. Esta rubrica, tem como objetivo o apoio a projetos apresentados pela Guiné-Bissau, especialmente na área social, com ênfase no setor de saúde; foco nas mulheres e crianças como público beneficiário preferencial e;  ormação e reciclagem profissional.

Na sessão de encerramento, o Embaixador Murargy referiu que “estamos conscientes dos desafios e das oportunidades que traz a execução do Plano Estratégico e Operacional 2015-2020 apresentado pelas autoridades guineenses, o qual conta com o nosso total apoio”, acrescentando que “será um desafio para as autoridades guineenses e, sobretudo, para o Senhor Primeiro-ministro, na gestão das espectativas criadas por esta conferência no seio da população da Guiné-Bissau. A priorização e a implementação de projetos com impacto direto junto às populações será um passo determinante na consolidação da estabilidade social e política do país.”

A mesa-redonda internacional foi organizada pelo Governo da República da Guiné-Bissau, pela Comissão Europeia e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Participaram, ainda, mais de 75 Estados e diversas instituições da União Europeia, do sistema das Nações Unidas e outras organizações internacionais, como a União Africana, a CEDEAO e UEMOA, FMI, Banco Mundial e BCEAO, entre outras.

Leia a intervenção do Secretário Executivo

Fotografias



Vídeo

Publicado a 26/3/2015
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.