A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) apoia a quinta edição do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin) que irá decorrer entre os dias 2 a 9 de Abril, no cinema de São Jorge, em Lisboa.
Serão exibidos mais de 70 filmes oriundos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal compõem uma programação diversificada e organizada em nove mostras e homenagem ao 25 de Abril.
O festival abre no dia 2 de Abril com a estreia em Portugal de Serra Pelada, de Heitor Dhalia. Às duas habituais secções de competição de longas e de curtas-metragens, junta-se este ano, pela primeira vez, a competição de documentários. A programação integra ainda duas novas mostras: “Democracia e Ditadura” e “País Convidado: França”, bem com uma homenagem a Cabo Verde, e as tradicionais mostras de Cinema Brasileiro (longas e curtas-metragens), Inclusão Social e Infantojuvenil.
Produzido pela Padrão Actual/ ASCULP – Associação Cultura e Cidadania de Língua Portuguesa, em coprodução com o Cinema São Jorge e a EGEAC-CML, o FESTin nasceu em 2010 com o objetivo de celebrar e fortalecer a cultura lusófona através do cinema, num ambiente de partilha, intercâmbio e inclusão social.
Mais informações:
http://festin-festival.com/