O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), embaixador Murade Murargy, esteve em Nova Iorque onde participou nos trabalhos da 68ª Sessão da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
O reforço das relações com as Nações Unidas e suas agências especializadas é importante na actividade da CPLP e constitui um elemento para a projecção internacional. De acordo com o embaixador Murargy, “para além dos progressos nestas relações, continuamos a desenvolver esforços para assegurar que a língua portuguesa ocupe um lugar estratégico e mais significativo na cena Internacional, com maior presença no sistema das Nações Unidas”.
Em Nova Iorque, a missão da CPLP participou na:
• Reunião de alto nível sobre os ODM e outros objetivos internacionalmente acordados para pessoas com deificiência (23/09);
• Reunião de alto nível sobre o tratamento da DST VIH/SIDA (23/09);
• Reunião ministerial dos amigos da Aliança das Civilizações (27/09);
• Reunião de alto nível sobre o empoderamento económico da mulher na consolidação da paz (26/09).
O Secretário Executivo (SE) da CPLP assistiu às intervenções dos representantes dos Estados-membros na AG ONU, nomeadamente, da Presidente do Brasil e do Presidente de Moçambique, no dia 24 de Setembro e a 25, foi a vez do Presidente de Timor-Leste. No dia 27, escutou a alocução do Vice-Presidente de Angola e, no dia 28, do Primeiro-ministro de Cabo Verde e do Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal. No dia 1 de Outubro, assiste-se à intervenção do Ministro dos Negócios Estrangeiros de São Tomé e Príncipe.