Notícia

A XVIII Reunião Especializada Sobre Agricultura Familiar (REAF) no MERCOSUL, decorreu entre os dias 11 e 15 de Novembro de 2012, em Caxias do Sul (Rio Grande do Sul - Brasil), onde participou uma delegação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A delegação foi composta pelo Secretariado Técnico Permanente da Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (STP – ESAN – CPLP), Edgar Cossa, pela Secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério de Desenvolvimento Social do Brasil em representação do Ministro Milton Rondó, Maya Takagi, também Augusto Mafigo e a Alessandra Lunas em representação da Plataforma de Camponeses e Mulheres Rurais da CPLP e Hélder Marcelino em representação da REDSAN, indicados pelo mecanismo de facilitação da participação da sociedade civil na ESAN-CPLP.

Esta missão apoiada pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e pela FAO, teve por objetivo a participação da delegação na VXIII REAF de forma a captar boas práticas de composição e funcionamento do grupo e realizar uma reunião para o lançamento o Grupo de Trabalho sobre a Agricultura Familiar da CPLP (GTAF-CPLP).

Os delegados participaram nos trabalhos da REAF e discutiram possibilidades de cooperação entre os Estados-membros da CPLP e os do Mercosul.

A Presidência moçambicana da ESAN-CPLP apresentou ainda a ESAN e o Estatuto do CONSAN, dando na sua apresentação maior destaque ao Eixo 3 da ESAN-CPLP referente ao “Aumento da disponibilidade de alimentos com base nos pequenos produtores”. Particularmente discutida foi a possibilidade de intercâmbios para “identificação, cadastro e desenvolvimento de políticas públicas para apoio aos pequenos produtores agrícolas”.

Entre outras conclusões, o grupo constituiu-se como "comissão instaladora do GTAF do CONSAN, discutiu a coordenação do grupo de acordo com as recomendações da ultima reunião do CONSAN- Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP , a sua futura composição e a realização da I reunião do GTAF.

Publicado a 28-11-2012
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.