Notícia

10/07/2012
I Reunião do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP Voltar atrás I Reunião do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP
Nota Informativa

A I Reunião do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (CONSAN - CPLP), subordinada ao lema “A CPLP e os Desafios da Segurança Alimentar e Nutricional”, vai realizar-se a 18 de Julho de 2012, no Centro Internacional de Conferência Joaquim Chissano, em Maputo. Esta reunião vai ser precedida, a 16 de Julho, pela Reunião Técnica dos Pontos Focais da a Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional (ESAN – CPLP).

Tendo em consideração a necessidade de reforçar a coordenação entre os países e o quadro político-estratégico de segurança alimentar e nutricional para erradicar a fome e a pobreza ao nível da CPLP, os Estados membros decidiram elaborar, com o apoio da FAO, a ESAN – CPLP, com um enfoque no Direito Humano à Alimentação Adequada. A ESAN foi aprovada pelos órgãos competentes da CPLP em 2011 e apresentada na 37 ª Sessão do Comité Mundial de Segurança Alimentar da FAO, no mesmo ano.

A ESAN-CPLP tem como visão “alcançar uma comunidade de países com um capital humano saudável e activo, livre da fome e da pobreza, num quadro de realização progressiva do direito humano à alimentação e o respeito pela soberania nacional”.

A ESAN-CPLP inclui 3 eixos estratégicos que orientarão o seu plano de Acção:
• Eixo 1 - Fortalecimento da governança da segurança alimentar e nutricional;
• Eixo 2 - Promoção do acesso à alimentação e melhoria dos modos de vida dos grupos mais vulneráveis; e,
• Eixo 3 - Aumento da disponibilidade de alimentos com base nos pequenos produtores.

A comunidade está, neste momento, no processo de consolidação da terceira fase da ESAN-CPLP, onde se destaca a criação do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSAN-CPLP), como plataforma ministerial e multi actores para a coordenação da ESAN, assessoria aos Presidentes da República e discussão inicial do plano de actividades da ESAN. O CONSAN - CPLP terá a sua primeira reunião na cidade de Maputo no dia 18 de Julho de 2012.

Conheça a Agenda

Visite o Canal de Segurança Alimentar


Publicado a 10/7/2012
Voltar atrás
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.