A Agência Portuguesa do Ambiente, a Direcção Geral das Actividades Económicas e o Departamento de Prospectiva e Planeamento e Relações Internacionais do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, em colaboração com o BCSD Portugal e o Grupo GCI – Gestão de Comunicação Integrada, realizam este ano em Portugal, pela primeira vez, o prémio Europeu de Negócios para o Meio-Ambiente, uma iniciativa que visa promover projetos inovadores de empresas que dão um contributo relevante para o Desenvolvimento Sustentável.
O
European Business Awards for the Environment é uma iniciativa da União Europeia, que se realiza desde 1990 e ao qual se candidatam os vencedores apurados nos concursos realizados em cada Estado-membro.
A competição destina-se a empresas portuguesas, podendo concorrer desde micro, pequenas e médias empresas até grandes empresas e grupos económicos.
O período de entrega das candidaturas decorre entre 20 de Outubro e 30 de Novembro de 2009.
Este prémio tem uma periodicidade bienal e contempla quatro categorias:
Gestão
Produto
Processo
Cooperação Internacional
Os critérios de avaliação ponderam:
O contributo para o Desenvolvimento Sustentável
O contributo da Entidade/Negócio (Forte desempenho financeiro, excelência ambiental e responsabilidade social)
Fatores chave – projetos que tragam melhorias nas áreas do efeito de estufa e alterações climáticas, qualidade do ar, saúde e ambiente, proteção civil, resíduos sólidos, degradação do solo, zonas costeiras e marinhas e biodiversidade.