O I Parlamento Juvenil da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) decorre em São Tomé e Príncipe, nos dias 21 e 22 de novembro de 2019, sob o lema “A Violência no Namoro”.
Esta iniciativa, prevista no Plano de Ação para a Juventude da CPLP (2018-2022) e inserida no Plano de Atividades de “2019 - Ano da CPLP para a Juventude”, é promovida pela Presidência da Conferência dos Ministros da Juventude e Desportos da CPLP, Ministério da Juventude e Desportos e Empreendedorismo de São Tomé e Príncipe.
O evento tem como objetivo “criar uma plataforma em que seja possível facilitar a união entre os jovens da CPLP, consciencializar os jovens sobre os seus direitos e deveres garantidos pela carta da Juventude, promover o debate democrático, estimular a cooperação e a transmissão de conhecimento e persuadir os Estados-membros a implementar internamente as resoluções aprovadas no parlamento”, refere a organização.
As Agências das Nações Unidas, nomeadamente, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), são parceiras do Governo são-tomense na realização deste evento.