Língua Portuguesa e Cultura

 Noticias

26/05/2023
Simpósio Conecta Leitores decorre na Sede da CPLP Anterior
Simpósio Conecta Leitores decorre na Sede da CPLP
Nota Informativa

O Instituto Guimarães Rosa, em parceria com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realiza uma edição especial do simpósio Conecta Leitores, entre os dias 29 de maio e 1º de junho de 2023, na sede da CPLP. O evento celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa e o marco dos 70 anos do programa "Leitorado Brasileiro", atualmente denominado "Leitorado Guimarães Rosa".

 

O simpósio reunirá a rede de leitores brasileiros -- atualmente 40, atuando em universidades espalhadas em quatro continentes. Terá por objetivo o intercâmbio de projetos acadêmicos desenvolvidos pelos leitores e a troca de experiência e conhecimentos, com o intuito de aprimorar o programa. Esta edição especial do Conecta conta com a participação, para além dos leitores brasileiros, de autoridades da CPLP, de agentes ligados ao programa de leitorado do Instituto Camões e de acadêmicos e agentes culturais ligados à difusão do idioma comum.

 

Ao trazer o simpósio para o seio da CPLP, o Instituto Guimarães Rosa promove o conhecimento, por parte dos leitores e da audiência do evento, sobre os aspetos políticos e as diretrizes da organização para a difusão da língua portuguesa. A edição especial do Conecta Leitores em Lisboa aporta três objetivos adicionais à iniciativa: ampliar a divulgação internacional e nos meios acadêmicos sobre os programas de leitorado desenvolvidos por Brasil e Portugal; promover o intercâmbio de experiências e de projetos acadêmicos desenvolvidos pelos leitores, com o intuito de aprimorar o programa; e promover maior conhecimento e possibilidades de colaboração entre os leitores de Brasil e Portugal.

 

Mais Informação

Programa

Conecta Leitores

 

Acompanhe a transmissão em direto

Youtube Conecta Leitores

Youtube CPLP

Publicado a 26/5/2023
Anterior
 
Boletim Electrónico
Subscreva newsletter
Preencher os campos obrigatorios *
Preencher os campos obrigatorios * Preencher os campos obrigatorios *

Iniciativas

Este site utiliza cookies, para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.