Secretário Executivo recebe Presidente da Fiocruz

Saúde - Destaques Portal CPLP
Nota Informativa

O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, recebeu o Presidente da Fiocruz, Mário Moreira, a 21 de abril de 2023, na sede da organização Internacional.

 

No encontro, os responsáveis debruçaram-se sobre a agenda de cooperação entre a CPLP e a Fiocruz. Durante a “reunião foi possível atestar que a agenda de cooperação entre a CPLP e a Fiocruz está perfeitamente consolidada”, afirmou o Diretor de Cooperação do Secretariado Executivo da CPLP, Manuel Clarote Lapão, referindo que “confirmou-se que o relacionamento deste Secretariado Executivo com a Fiocruz se desenvolve num diálogo muito franco e aberto”.

 

Recorde-se, a Fiocruz foi um dos promotores na identificação e promoção do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP (PECS-CPLP). Nesta senda, o encontro serviu igualmente para analisar a edição para 2023-2027 do PECS-CPLP, tendo sido assegurado o interesse da Fiocruz em continuar a contribuir ativamente para a sua execução.

 

Sendo a FIOCRUZ uma entidade assessora do SECPLP para o setor da saúde, cumpre destacar que a Fiocruz exerce o Secretariado de duas redes estruturantes do setor da saúde da CPLP:

  • Rede de Institutos Nacionais de Saúde da CPLP (RINSP-CPLP), e
  • Rede das Escolas Técnicas de Saúde da CPLP (RETS-CPLP).

 

A Fiocruz continua, também, a desenvolver esforços para concretizar a Rede das Escolas Nacionais de Saúde Pública (RENSP-CPLP).

 

A mais recente colaboração entre as duas instituições passa pelo apoio concedido pela CPLP ao lançamento do Curso de Especialização em Saúde Global e Diplomacia da Saúde, gerido pelo Centro de Relações Internacionais em Saúde (CRIS) da FIOCRUZ, que pretende capacitar profissionais que se interessam ou trabalham na área da saúde global, diplomacia da saúde, cooperação e relações internacionais.

 

A Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ detém a categoria de Observador Consultivo, desde a XII Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, que decorreu no dia 2 de novembro de 2007, em Lisboa, Portugal.

 

Mais Informação

Saúde na CPLP

Últimas Notícias

Ver todas