Alimentação CPLP! | Impacto do Covid-19 na alimentação nos países da CPLP | Alimentação familiar | Agricultura sustentável

Juntas/os a promover sistemas alimentares
territoriais sustentáveis

Quem somos

A crise alimentar agravada pela pandemia da Covid-19 exige respostas solidárias e urgentes de todos os atores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Esta plataforma visa fortalecer a troca de informação, promover intercâmbios de conhecimentos e construir parcerias estratégicas para mitigar estes impactos na CPLP, através da promoção de sistemas alimentares sustentáveis.

Para implementar estas ações, contamos com a participação dos governos, do setor privado, da academia, dos agricultores familiares, da sociedade civil e de parceiros para o desenvolvimento. Junte-se a nós!

Home_Webinar-1024x1024_pa

Nosso Observatório

Confira os impactos da crise da Covid-19 em todos os países da Comunidade de Língua Portuguesa por meio de documentos oficiais, planos de contingência e últimas notícias da imprensa!

Webinars

Assista ao ciclo de webinars, em que discutimos sobre os planos de contingência em curso e como facilitar a cooperação entre os países da CPLP para desenvolver sistemas alimentares sustentáveis e resilientes.

Seja nosso parceiro

Buscamos parcerias com instituições, governo, academia, agricultores familiares e sociedade civil. Um grande número de organizações tem vindo a aderir à Plataforma. Faça parte desta rede!

COOPERAÇÃO

I Relatório Alimenta CPLP!

“A Covid-19 resultou num aumento de famílias em insegurança alimentar e com maiores dificuldades em aceder a uma alimentação suficiente (…) As mulheres são um dos grupos mais vulneráveis à pandemia (…) primeiro por terem vínculos mais precários e porque são a maioria nos setores mais afetados” (FIAN Portugal, questionário julho 2020)

Durante cerca de quatro meses, mais de 500 organizações dos países de língua portuguesa foram mobilizadas para participar nos intercâmbios de informação e conhecimento sobre o cenário atual e futuros desafios no âmbito da crise alimentar nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Este relatório, coordenado pela ACTUAR, é fruto desta iniciativa de cooperação que contou  com a participação de representantes de todos os países da CPLP e com um questionário direcionado para  a compreensão dos impactos  da Covid-19 nestes países a fim de construir ações para promover sistemas alimentares mais equitativos e resilientes. 

Este processo de intercâmbio pretende-se vivo e contínuo de forma a acompanhar a evolução da pandemia nos diversos contextos da CPLP!

Apoio institucional

Apoio e adesão

Subscreva a newsletter da AlimentaCPLP

    ao subscrever, o usuário concorda com nossa política de privacidade. saiba mais aqui.

    Plataforma multi-atores para mitigação dos impactos da Covid-19 na CPLP

    Contato

    Links