CPLP reúne com Observadores Consultivos

Secretário Executivo - Cooperação
Nota Informativa

A Reunião Anual do Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) com os coordenadores das novas Comissões Temáticas de Observadores Consultivos e com as entidades às quais foi atribuída a categoria de Observador Consultivo pela XIV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, decorreu no dia 8 de novembro de 2023, presencialmente no auditório da sede da CPLP e por videoconferência.

 

Na sessão de abertura, o Secretário Executivo da CPLP, Zacarias da Costa, afirmou que “a existência de quinze comissões temáticas de Observadores Consultivos nos deve fazer refletir sobre como poderemos aproveitar ainda melhor as competências e habilidades de que dispõem e sobre como podem esses ativos ser colocadas ao serviço da nossa Comunidade”.

 

“Pela sua própria natureza, e pelo significativo número de Observadores Consultivos, verifica-se que existe um relevante potencial para dar corpo aos ideais da CPLP em todos os seus campos de atuação.  Com o trabalho conjunto com os Observadores Consultivos, a CPLP pode ganhar capilaridade e chegar aos cidadãos dos nossos países de uma maneira mais direta, concretizando um dos seus desideratos que é a aproximação às populações”, sublinhou o Secretário executivo da CPLP.

 

“E por isso, em parceria com os Observadores Consultivos, queremos continuar a refletir, debater e identificar ferramentas, mecanismos e processos que criem as condições para que a CPLP possa concretizar todo o potencial que lhe é reconhecido”, salientou Zacarias da Costa na sessão de abertura.

 

Após os novos Observadores Consultivos procederem ao ato de se apresentar, a agenda contemplou as intervenções dos coordenadores das novas Comissões Temáticas (Infraestrutura dos Transportes; Qualidade de Vida e Bem-Estar das Populações; Energia; Tecnologia e Sociedade; Intercâmbio e Integração Digital; Economia Social e Cooperativismo e; Assuntos do Mar) e a apresentação do novo Regulamento dos Observadores Consultivos da CPLP, aprovado na cimeira decorrida em agosto de 2023.

 

Desde a criação da categoria de Observador Consultivo da CPLP, em 2006, o número de entidades às quais foi atribuído este estatuto ascende a 120.

Últimas Notícias

Ver todas