Secretário Executivo realça importância da Língua Portuguesa

5 de Maio
Nota Informativa

O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, afirmou que as celebrações do 5 de Maio - «Dia Mundial da Língua Portuguesa» e «Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP» são um “momento de reflexão e celebração, onde destacamos não apenas a língua que nos une, mas também os valores que partilhamos e que fortalecem os laços que nos asseguram a nossa coesão como membros de uma única Comunidade”.

Esta afirmação foi proferida durante a sessão solene alusiva ao 5 de Maio, na manhã de 6 de maio de 2024, em São Tomé, presidida pelo Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, enquanto Presidência em exercício da CPLP, e que contou com a participação de membros do Governo e autoridades nacionais de São Tomé e Príncipe, altas personalidades e os ministros e delegações à XIII Reunião Ordinária dos Ministros da Cultura, prevista para o dia 7 de maio de 2024, também na capital são-tomense.

Neste Dia Mundial da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, celebramos “não apenas a beleza e a diversidade do nosso idioma comum, mas também reconhecemos sua crescente importância como uma das grandes línguas internacionais”, observou Zacarias da Costa, recordando que “os indicadores da língua portuguesa refletem a sua vasta presença global, com mais de 270 milhões de falantes, a sua oficialidade em 9 países e o seu reconhecimento em 15 organizações internacionais. No entanto, é crucial que tenhamos indicadores oficiais para acompanhar a sua evolução e impacto de maneira contínua”, alerta o Secretário Executivo da CPLP.

A língua portuguesa “não é apenas uma questão de prestígio internacional. Tem implicações significativas na vida diária dos nossos cidadãos” evidencia Zacarias da Costa. “É a base de uma escolarização de qualidade, garantindo que os nossos jovens tenham acesso a uma educação que lhes permita competir globalmente. Além disso, o reconhecimento oficial da língua portuguesa é fundamental para o acesso democrático à justiça e à administração pública, promovendo a unidade nacional e o exercício pleno da cidadania nos Estados-Membros”, realçou.

O Secretário Executivo da CPLP referiu, também, que “as implicações do estatuto da língua portuguesa vão além das fronteiras de cada país. Ela cria oportunidades de emprego e colaboração em todo o espaço da CPLP, permitindo que os nossos cidadãos identifiquem oportunidades além das fronteiras da sua terra natal. Isso fortalece os laços entre nossas nações e promove uma verdadeira cidadania a uma escala transnacional”, sublinhou Zacarias da Costa.

Neste Dia de celebração, o Secretário Executivo da CPLP saudou as iniciativas dos Observadores Associados e dos Observadores Consultivos, que “são fundamentais para fortalecer e difundir a língua portuguesa além das fronteiras da nossa comunidade”, reconheceu a importância das diásporas, as quais “representam uma rede global de comunidades que mantêm vivas as tradições, a língua e a identidade cultural dos seus países de origem”, e afirmou a dimensão de ativo económico valioso, que “facilita o comércio e os negócios entre os Estados-membros da CPLP e representa um potencial de colaborações e parcerias comerciais em diversos setores”.

Paralelamente, Zacarias da Costa refere, também, a riqueza da diversidade linguística e cultural que coexiste nos nossos países. “A língua portuguesa não existe isoladamente, mas sim em convivência pacífica com uma miríade de outras línguas e culturas em nossos territórios. Esta convivência é uma fonte de enriquecimento mútuo, que nos permite aprender e crescer através do intercâmbio cultural e linguístico”, ressaltou Zacarias da Costa.

A terminar a alocução, o Secretário Executivo da CPLP refletiu sucintamente sobre os desafios e oportunidades na promoção da Língua Portuguesa, tanto dentro como fora do espaço da CPLP. Internamente, “os principais desafios incluem a necessidade de fortalecer o ensino da língua portuguesa, garantindo sua qualidade e relevância em todos os níveis educacionais. Além disso, devemos enfrentar o desafio de preservar a diversidade linguística e cultural dentro dos nossos próprios países, promovendo o respeito e a valorização das variantes do português”.

Externamente, “temos a oportunidade de promover a Língua Portuguesa como uma língua global, aproveitando o seu crescente reconhecimento e influência internacional. Isso inclui o fortalecimento das relações culturais e educacionais com outros países e organizações, bem como o incentivo ao uso do português como língua de trabalho em fóruns internacionais e eventos acadêmicos e culturais”, elencou Zacarias da Costa.

O Secretário Executivo da CPLP está em São Tomé e Príncipe para participar nas celebrações do 5 de Maio - «Dia Mundial da Língua Portuguesa» e «Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP» e, também, na XIII Reunião Ordinária dos Ministros da Cultura, prevista para o dia 7 de maio de 2024, em São Tomé.

 

Últimas Notícias

Ver todas